Controle financeiro: a importância da tecnologia para as empresas

Controle financeiro: Estamos acompanhando, nos últimos anos, uma grande revolução tecnológica. Tudo aquilo que a sociedade precisa é inventado, desenvolvido e comercializado pelas empresas. Podemos dizer, inclusive, que a maneira como levamos nosso dia a dia, nossos relacionamentos e nossa forma de fazer negócios mudaram.

Obviamente, a cada dia que passa, as novas tecnologias se tornam importantíssimas para as empresas. No âmbito do controle financeiro, por exemplo, é comum encontrarmos algumas empresas e empreendedores que não conseguem abandonar as planilhas de Excel e modernizar toda a gestão financeira da companhia.

Nesse artigo vamos mostrar a importância da tecnologia para o controle financeiro nas empresas e como esse recurso pode otimizar a gestão financeira, gestão de materiais, gestão de serviços, entre outros. Acompanhe!

Fluxo de caixa

A utilização da tecnologia de um software de gestão financeira em sua empresa permitirá que o empreendedor consiga organizar todos os custos e demais despesas em um fluxo de caixa otimizado. Assim, será possível que você faça a gestão de seu movimento bancário de uma forma ágil e prática, possibilitando a classificação de seus gastos e sua receita.

Além disso, um fluxo de caixa gerenciado e atualizado instantaneamente facilitará todo o processo de controle de custo, gestão de materiais e controle de estoque. Além disso, a gestão financeira será mais bem executada e controlada, uma vez que o empreendedor poderá acompanhar a movimentação em tempo real, prevendo os resultados de sua empresa.

Segurança da informação

Utilizar planilhas de Excel para realizar o controle financeiro de sua empresa fará com que você corra riscos desnecessários. Por mais que se tenham servidores com diversas funções de back-ups você corre o risco de utilizar informações desatualizadas ou até mesmo perder informações caso sobreponha um arquivo por engano.

Além do mais, o computador no qual você trabalha pode ter alguns vírus, fazendo com que você perca seus arquivos ou, pior ainda, tenha suas informações violadas. Dessa maneira, você verá horas e horas de trabalho sendo perdidas.

Relatórios

Outra grande importância em empregar a tecnologia no controle financeiro das empresas está na produção e emissão de relatórios. Os softwares ERP fornecem diversos relatórios que podem facilitar o processo de tomada de decisão.

No Excel, tais relatórios não são produzidos com tanta facilidade, podendo se tornar um trabalho demasiadamente longo e improdutivo. Existem sistemas voltados para a gestão financeira de empresas de serviços capazes de gerenciar todo o trabalho, desde o orçamento até o faturamento, fornecendo informações essenciais, como relatórios de “orçado x realizado”.

Informações relevantes

Independentemente do tipo de empresa, é fundamental que o gestor esteja sempre abastecido de informações precisas e verdadeiras. É muito comum encontrarmos as informações financeiras espalhadas em diversos bancos e/ou em inúmeras planilhas diferentes, dificultando a análise. Utilizando um sistema de gestão financeira, sua empresa não terá esse tipo de problema. Todo o processo será automatizado, garantindo que o acesso aos dados ocorra da maneira mais simples possível. Além disso, o processo de análise das informações será mais facilmente executado.

Controle financeiro em qualquer lugar

O uso de um sistema de controle financeiro pode proporcionar é o acesso às informações em qualquer lugar. O empreendedor pode acessar todos os procedimentos de sua companhia na palma da sua mão. Por computadores, tablets e smartphones é possível que você veja os principais indicadores de sua companhia.

Para que a tecnologia seja importante no seu controle financeiro, é necessário que você tenha um sistema compatível. Já existem no mercado empresas que fornecem um software de gestão de serviços, específico para esse setor, permitindo que você saiba exatamente qual o custo terá na prestação de serviços da sua empresa, além de conseguir gerenciar compras, estoque, ordens de serviços, propostas, faturamento, entre outros.

E aí? Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre a tecnologia no controle financeiro? Então, entre em contato com a Everflow que teremos prazer em te ajudar!