Em meio à crise financeira, o que todos querem é conseguir atender mais clientes, não é mesmo? Mas, para isso, é preciso organizar a empresa para que sua equipe possa dar conta do aumento da demanda.
Atender mais clientes sem se estruturar para isso, significa que em pouco tempo você perderá qualidade no atendimento. A consequência natural é a diminuição da base de clientes, que você investiu tanto para conquistar.
Veja, abaixo, 5 dicas para organizar a sua empresa e torná-la apta a receber um maior número de clientes:
1. Tenha um melhor controle de estoque
Se você pretende atender mais clientes, não pode deixá-los na mão, não é mesmo? Afinal de contas, atrair clientes para a sua empresa não é fácil e perder esse trabalho por não conseguir atender a demanda trará um enorme prejuízo para a organização.
Se você tem mais clientes, precisa redobrar os cuidados com o seu estoque. A reposição precisa ser rápida e a logística de entrega deve ser eficiente e segura.
O controle correto do estoque depende do seu segmento de negócio, mas você pode encontrar softwares especializados que podem lhe auxiliar em qualquer situação. Não deixe de experimentar as soluções.
2. Organize melhor a escala da sua equipe
O maior volume de demandas exige que a sua equipe esteja disponível por mais tempo. Com isso, será necessário fazer uma escala mais adequada de cada um dos membros.
O ideal é que você busque uma forma de distribuição de trabalho para garantir que a empresa tenha um atendente disponível sempre que o cliente necessitar. Neste sentido, vale também a contratação de novos funcionários e a terceirização de alguns serviços.
3. Contrate um software de gestão
Esqueça a gestão por meio de planilhas, anotações e pela sua própria memória. Atualmente, você pode encontrar no mercado diversos softwares que podem auxiliá-lo a gerenciar todos os processos da sua empresa, possibilitando que ela funcione sempre com eficiência e agilidade.
Com um software de gestão você consegue garantir que seus processos sejam sempre realizados da melhor maneira possível, ganhando em qualidade e eficácia na prestação de serviços, reduzindo custos e maximizando lucros.
4. Não acumule tarefas rotineiras
O gestor é o responsável pela empresa ou pelo setor e não pode realizar tarefas rotineiras. Para isso você possui uma equipe qualificada, capaz de fazer com que a engrenagem organizacional permaneça girando.
Delegue as tarefas que tiram o seu foco da gestão da empresa, levando em consideração o perfil de cada colaborador e o número de demandas que cada um deles é capaz de atender.
5. Faça um planejamento de atividades
Uma empresa que não tem planejamento, dificilmente consegue funcionar corretamente. Por meio do planejamento você consegue prever custos e pode projetar o aumento de demanda durante o ano, sem ser pego de surpresa com problemas de última hora que precisam ser resolvidos.
Seguindo essas dicas, você conseguirá organizar a empresa e dificilmente o aumento de demandas trará problemas para você. Assim sua equipe conseguirá atender mais clientes, gerando melhores resultados e contribuindo para a perenidade da organização. Se você gostou desse post, curta a nossa página no Facebook para ter acesso a mais conteúdos!