Empresas prestadoras de serviço compõem parte fundamental da economia no Brasil. O modelo de terceirização de projetos e serviços vem sendo seguido por cada vez mais organizações de grande porte e, por isso, os fornecedores vêm ganhando papel estratégico no mercado. Mas você sabe como fazer gestão para empresas prestadoras de serviço?
Atuar como fornecedor, seja de tecnologia, seja de serviços de limpeza ou em qualquer outro ramo, exige um amplo conhecimento de mercado e de atividades variadas. Um prestador de serviços pode ter em sua carteira de clientes um banco e um restaurante, por exemplo. Ou seja, é preciso estar preparado para atender a empresas dos mais variados portes e segmentos.
Veja, abaixo, 6 dicas de gestão para empresas prestadoras de serviço:
1. Estabeleça um plano de monitoramento do mercado
Para chegar aos potenciais clientes, é preciso conhecê-los. Portanto, você deve estar sempre atento aos movimentos do mercado para saber quando pode oferecer os seus serviços.
É importante que a sua área comercial esteja sempre antenada e preparada para buscar novas oportunidades de negócio.
2. Crie indicadores de desempenho
Uma vez conquistado o cliente, não se acomode durante a realização do trabalho. Este é o momento em que a sua equipe precisa mostrar excelência na prestação do serviço. São os bons resultados atingidos que garantirão a sua reputação no mercado.
Para isso, avalie o desempenho dos seus funcionários responsáveis pela prestação do serviço por meio de indicadores de desempenho. Eles também podem servir para avaliar o serviço em si. Os indicadores serão o termômetro para que você esteja sempre em busca de melhorias.
3. Esteja atento às demandas do mercado
Por mais que a sua empresa seja especialista em um tipo de serviço, é preciso entender o que o mercado está pedindo. Com o dinamismo dos negócios atuais, seu serviço pode se tornar obsoleto do dia para a noite e você precisa estar atento para buscar sempre estar em sintonia com as necessidades das empresas.
4. Conheça o negócio do seu cliente
Quando você atua junto a um cliente, você se torna parte dele. Por isso, não se afaste dos objetivos estratégicos da organização para a qual está prestando serviços. Traga um pouco da cultura organizacional para os seus colaboradores também.
5. Valorize sua equipe
Sua equipe é a representação da sua empresa junto ao cliente. Por isso, é importante que você cuide para que eles estejam sempre motivados e dispostos a oferecer tudo o que puderem ao cliente.
Reconheça os talentos e ofereça feedbacks periódicos aos seus funcionários, para que eles possam estar em constante evolução.
6. Ouça os feedbacks do cliente
O cliente é o seu principal indicador de desempenho. Sempre que ele tiver algum retorno sobre o serviço prestado, ouça com atenção e proponha melhorias. Dessa forma, você torna a parceria mais forte e cria uma relação de confiança que permitirá muitos negócios no futuro.
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