Mesmo com os cartões de débito e crédito ficando cada vez mais acessíveis, o boleto bancário continua a forma mais utilizada pelos brasileiros para pagar contas. Para automatizar o trabalho dos empreendedores, existem diversos serviços e plataformas que geram boletos on-line de maneira simples e rápida.
Embora essas plataformas sejam pagas, elas apresentam ferramentas estratégicas que podem poupar seu tempo e permitir que se dedique ao que realmente importa: os seus resultados. Neste post, você vai entender como funciona a emissão de boleto bancário e a melhor ferramenta do mercado para emiti-los. Quer saber qual é? Então, continue a leitura!
O que é boleto bancário on-line?
Boleto bancário é uma forma de pagamento muito utilizada no Brasil que possibilita cobrar valores pela prestação de serviços ou venda de bens. Eles podem ser emitidos tanto por empresas quanto por pessoas físicas, desde que tenham uma conta bancária e adquiram uma carteira de cobranças junto ao banco.
O boleto pode ser gerado em dois formatos diferentes: avulso ou no modelo de carnê. Em ambos os documentos, existem áreas específicas que asseguram a chegada do valor à conta do recebedor, abastecendo o fluxo de caixa.
Como ele funciona?
Para que um boleto de cobrança seja emitido, é necessário primeiramente criar uma conta-corrente em um banco destinada ao recebimento dos pagamentos. Neste caso, é indispensável procurar o gerente da agência, pois os principais bancos brasileiros oferecem carteiras de cobrança para objetivos específicos.
Pode parecer difícil, mas essa atividade se torna natural com a rotina de cobrança. Além disso, ela pode ser realizada utilizando plataformas desenvolvidas especificamente para a emissão dos boletos, o que permite organizar a gestão com a segurança necessária.
O cedente (pessoa física ou jurídica que está cobrando) reconhece o sacado (cliente) e determina um prazo para o pagamento (a data de vencimento). Já o pagamento pode ser realizado de variadas formas.
Existem diversos canais nos bancos, seja on-line ou na boca do caixa em uma agência. Atendimento telefônico ou por aplicativos de smartphone, casas lotéricas, agências dos Correios com Banco Postal e correspondentes bancários também recebem o pagamento.
Assim que pago, o valor é debitado da conta do sacado em um prazo específico, normalmente em até 48 horas.
Como emitir boletos digitais?
Quando você opta por uma plataforma de emissão, garante o controle sobre quais documentos foram pagos e quais ainda constam em aberto, otimizando a sua organização na liberação de mercadorias, no relacionamento com os clientes e na identificação de inadimplentes. Veja como fazer digitalmente a seguir!
Tenha conta em banco
Para receber o valor pago pelo cliente que adquiriu o seu produto ou contratou o seu serviço, é necessário que tenha uma conta bancária. Além de contar com diversas ferramentas, isso ainda manterá o seu dinheiro seguro.
Escolha uma boa plataforma de emissão
É essencial escolher uma plataforma de emissão de boletos que tenha qualidade, segurança, assistência técnica e, claro, possibilidade de gestão.
Ter uma ERP (plataforma web de gestão empresarial) permite que seu negócio seja administrado com muito mais eficiência, pois fornece um sistema integrado que relaciona as áreas operacional, financeira e comercial.
Assim, é possível emitir notas fiscais digitais, fazer as cobranças com os boletos, emitir pedidos de compra, cadastro de fornecedores, ordens de serviço etc.
Estabeleça o tipo de boleto bancário
Ao emitir um boleto ao seu cliente, você precisa definir qual tipo será utilizado, avulso ou recorrente/carnê. Boletos avulsos são uma boa alternativa para empresas em que as cobranças não são recorrentes, ou seja, não possuem uma frequência periódica de pagamentos de boletos.
Já o boleto recorrente, ou carnê, como é popularmente conhecido, é uma opção mais adequada para negócios que atuam com vendas parceladas e cobranças recorrentes.
Reúna os dados
Para realizar a emissão da cobrança, é necessário ter alguns dados do seu cliente e da negociação realizada. Ou seja, deve-se saber nome, cpf ou cnpj, endereço, valor, data de vencimento, juros no caso de atraso de pagamento, entre outros dados.
Preencha as informações
Fazer o preenchimento das informações citadas na plataforma de emissão é muito simples e intuitivo, pois os campos são autoexplicativos.
Defina o item de cobrança, o valor e a data
Como já foi dito, saber os valores sobre o item que está sendo cobrado é fundamental. Um dos motivos é para não haver cobrança indevida acima do combinado nem ter prejuízo no caso de ser cobrado um valor menor.
Faça o envio
O envio do boleto pode ser feito fisicamente pelo entregador, mas o mais indicado é o envio por e-mail. Isso porque não há custos de envio, além de ser mais sustentável.
Como o Flow pode ajudar?
Qualquer pessoa ou empresa que necessite de boletos registrados de maneira simples e rápida para cobrar os seus clientes, realizar a gestão da empresa e o controle financeiro como um todo pode optar pelo Flow.
Essa é uma solução para gestão empresarial que possui um sistema integrado de gestão de serviços 100% na nuvem, sendo que o foco é otimizar e integrar os processos dos prestadores de serviços. Tudo é feito on-line, da contratação à emissão, passando pelo envio e pelo controle de pagamentos. Com ele, ainda é possível a emissão em lote e o envio por e-mail ao cliente.
Uma das grandes vantagens é que, com o Flow, você é informado de uma forma simples, rápida e certeira o cálculo do lucro da ordem de serviço. Além disso, as informações são de fácil acesso e muito bem organizadas, possibilitando que tudo que precisa esteja em um só local e acessível onde você estiver.
Ao procurar por alternativas modernas para a emissão de boletos on-line ou de notas fiscais, você estará buscando também formas de destacar sua marca no mercado. Por isso, é fundamental saber os benefícios dessa forma de pagamento e como aplicá-la de acordo com as melhores tecnologias do mercado.
Não perca tempo: mantenha o seu controle financeiro automatizado e seguro e otimize a emissão de boletos bancários. Entre em nosso site e tire todas as suas dúvidas sobre o Flow!