Fazer a gestão em prestadoras de serviços não é tarefa fácil: acompanhar as necessidades dos colaboradores, cuidar do setor financeiro, tomar decisões de vendas e analisar a concorrência são algumas das diversas tarefas de um empreendedor preocupado com os processos do seu negócio. Tudo isso se complementa para garantir a qualidade do serviço prestado e a satisfação do cliente.
Planilha de controle de ordem de serviço!
A evolução do mercado abriu as oportunidades no ramo da prestação de serviços: os novos modelos de economia focam, principalmente, em concentrar os gestores nas atividades-chave da empresa e terceirizar as áreas-meio.
Quem ingressou nesse ramo pode encontrar dificuldades e ter que elaborar seus próprios meios de gestão. Mas dicas simples podem facilitar o processo, fazendo com que você ganhe tempo utilizando boas práticas já estabelecidas no mercado. Conheça-as!
Quais as estratégias para a gestão em prestadoras de serviços?
É fundamental entender que se lançar nessa tendência do mercado requer um cuidado extra: além de realizar seu gerenciamento interno, é preciso responder às necessidades do cliente, adaptando-se à sua cultura organizacional e necessidades de mercado.
Algumas estratégias são essenciais para garantir essa boa relação, então é bom ficar atento!
Faça um planejamento
O primeiro passo é conseguir preparar sua empresa para trabalhar em parceria. Para isso, ela deve ter pleno conhecimento de seus fatores internos, pois eles vão garantir o suporte necessário para que a empresa forneça o serviço a contento. Organize as informações sobre:
- principais clientes;
- fornecedores estratégicos;
- necessidades principais do negócio;
- capacidade de atendimento, entre outros.
Assim, você poderá estabelecer um planejamento estratégico com metas a serem alcançadas. Analise cada plano de melhoria e defina a expectativa de cada processo para escalar uma equipe de prestadores de serviço ideal.
Analise os custos
Todo investimento tem um custo, isso é inegável. Seja ele de tempo ou dinheiro, é fundamental analisar qual o retorno gerado para sua empresa. A boa gestão de custos envolve os fatores responsáveis pelo ROI — Return on Investment —, demonstrando quais os benefícios alcançados.
Lembre-se sempre que, muitas vezes, esse retorno não é exclusivamente financeiro. É esperado que os investimentos tragam efeitos benéficos como:
- melhoria no atendimento;
- serviço de melhor qualidade;
- clientes mais satisfeitos.
Além disso, é importante fazer uma análise de seus parceiros e o preço praticado com cada um deles, buscando sempre o balanceamento entre o custo e a atividade oferecida.
Controle os resultados
O intuito principal das empresas que recorrem a prestadoras de serviços é otimizar determinadas atividades, aumentando a qualidade e o fluxo do serviço. Então, esteja certo que seu cliente vai acompanhar os novos resultados. Dessa forma, é importante que você também o faça — tanto os resultados de cada parceria, como os seus internos.
Por meio do controle dos resultados, é possível que o gestor responda questões importantes:
- quais os setores estão menos produtivos?
- onde há um menor retorno sobre investimentos?
- qual atividade pode ser otimizada?
Dessa forma, as tomadas de decisão podem ser feitas de maneira estratégica, alcançando efeitos diretos para o negócio.
Como superar os desafios de gerenciar a prestação de serviços?
A gestão em prestadoras de serviços pode parecer complicada, mas simples práticas podem ajudar você a manter seu fluxo de atividades com excelência.
É essencial, para garantir a satisfação do cliente, acompanhar como você está contribuindo para os resultados dele, afinal, o principal motivo da parceria é a otimização dos negócios. Então não hesite: procure por bons relacionamentos, busque feedbacks constantes e oriente seu time para obter os melhores resultados.
Dessa forma, além de melhorar a qualidade geral do atendimento, suas parcerias se tornam cada vez mais fortes e os clientes passam a reconhecer você no mercado.
E então, leitor? Gostou de aprender sobre como fazer uma boa gestão de empresas prestadoras de serviços? Pretende aplicar o que aprendeu no seu negócio? Deixe um comentário nos dizendo o que achou!