Possivelmente, você não tem dúvidas sobre os benefícios de investir em estratégias de marketing digital. Mesmo assim, fazer as melhores escolhas pode ser um desafio.
Cada investimento é capaz de gerar um impacto sobre os resultados do negócio. Entretanto, alcançar o máximo de desempenho em uma campanha online pode não ser tão fácil.
O segredo está em escolher o conjunto certo de ações. Neste artigo, vamos ajudar você a realizar essas escolhas. Continue a leitura e saiba mais!
Como o marketing digital interfere nos negócios
É possível perceber o quanto a tecnologia digital transformou a forma de realizar marketing e para melhor, tanto para empresas que prestam serviços quanto para seus clientes.
Existem variados benefícios que podem apresentar economia para os dois lados, além de intensificar as relações entre o consumidor e a marca. Veja alguns benefícios de investir em estratégias de marketing digital!
Interatividade
Um dos principais motivos pelos quais o marketing digital está sendo cada vez mais utilizado em comparação aos canais tradicionais — especialmente os canais offline — é a interatividade que ele proporciona. O foco não está somente no produto, mas na experiência do cliente.
As empresas prestadoras de serviços realizam campanhas, publicações e ações e, do outro lado, os clientes interagem, opinam e indicam com alguns cliques.
Isso aumenta o engajamento com a marca, assim como as exigências do público, sendo necessário inovar cada vez mais a forma de se comunicar.
Análise e mensuração
Pensando em negócios que atuavam no passado, como nos anos 1960 por exemplo, não existiam tantos métodos para mensurar a eficiência das campanhas publicitárias e anúncios.
Até o surgimento da internet, era gasto muito dinheiro em ações ineficientes! Afinal, se não é possível medir se um consumidor foi impactado ao comprar um serviço, é quase impossível confirmar se a estratégia foi válida.
No marketing digital, o alcance e análise de dados é uma etapa essencial para o aperfeiçoamento da sua estratégia.
Felizmente, nos dias atuais tudo tem o seu retorno confirmado. Métricas como o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) ou o Retorno Sobre Investimento (ROI) podem (e devem!) ser analisadas.
Desta forma, as organizações conseguem encontrar falhas mais rápido e colocar as melhorias em prática.
Mais oportunidades para as empresas
A redução da distância entre organizações e clientes colaborou e muito para pequenas marcas que podem elaborar boas campanhas e atrair consumidores de vários lugares do mundo.
Com isso, os consumidores acabam tendo a oportunidade de conhecer serviços e empresas que se identificam.
O mesmo vale para as empresas prestadoras de serviços que conseguem gerar um bom posicionamento online, facilitando a comunicação com o cliente e ampliando suas oportunidades de negócio em variados canais.
Direcionamento
Muitos profissionais podem pensar que serão capazes de se conectar com o máximo de pessoas possível, e sim, isso é excelente!
No entanto, um dos maiores diferenciais do marketing digital é conseguir fazer ações para atrair e alcançar o público certo! Ou seja, ter acesso ao público que realmente têm o perfil ideal para consumir o seu produto ou serviço.
Isso é uma grande vantagem, já que, além de poupar investimentos, é possível conhecer melhor o seu público, possibilitando ser cada vez mais especialista em conquistá-lo.
4 melhores estratégias de marketing digital para empresas
Uma estratégia de marketing digital eficiente gera uma participação significativa no desenvolvimento de tráfego para o seu domínio, e ao mesmo tempo, pode ser um canal de comunicação e divulgação da marca.
Por isso, vamos dividir em algumas das melhores estratégias que existem.
1. Criação de conteúdo
O marketing de conteúdo tem como foco colocar a marca no momento e no lugar certo da jornada de compra oferecendo as melhores soluções.
Assim sendo, marketing de conteúdo é o recurso de publicar tutoriais e informações pertinentes e valiosas, para atrair, converter e encantar o seu perfil de audiência.
Vale ressaltar que essa estratégia, se bem realizada, pode ajudar a triplicar os acessos à empresa na internet, além de trazer o reconhecimento de marca, criação de autoridade e educação do mercado.
2. Construção de um blog
Essa é uma ótima alternativa para iniciar uma estratégia de marketing de conteúdo. Criando um blog, sua empresa pode se aproximar de clientes e prospects por meio dos conteúdos que serão disponibilizados.
No entanto, é importante saber que essa é uma estratégia médio a longo prazo, e que, se realizada da maneira correta, com certeza pode trazer diversos benefícios para a sua marca. O blog é fundamental para melhorar o ranqueamento do site, contribuindo para aumentar o número de visitantes, e gerar autoridade no seu nicho de mercado.
3. Uso das redes sociais
Utilizando as redes sociais será possível popularizar o conteúdo da sua empresa, podendo alcançar uma grande quantidade de usuários que estão ativos nessas plataformas.
Da mesma forma como no blog, os perfis nas redes sociais precisam ser atualizados constantemente, com os links nos textos e também com materiais produzidos especificamente para as redes sociais.
Uma boa forma para iniciar o gerenciamento de redes sociais da sua prestadora de serviços, é focar principalmente o Facebook e no Instagram para postar fotos e vídeos de serviços realizados. As imagens comparativas, de antes e depois dos serviços, também chamam a atenção!
4. E-mail marketing
Esse é o dispositivo que será usado para manter contato com os clientes e prospects numa linguagem mais pessoal, utilizando mensagens direcionadas. Portanto, o ideal é manter seus contatos alimentados com os conteúdos e novidades da sua empresa.
Como mensurar resultados
A única maneira de medir o sucesso da sua estratégia de marketing digital e ter a certeza que está dando certo é por meio dos resultados. Por isso, é fundamental documentar quais são os KPIs (indicador-chave de desempenho) da sua empresa, ou seja, as métricas a serem acompanhadas.
Existem variados indicadores que podem apontar o seu desempenho no marketing digital, porém, utilizá-los depende do seu tipo de negócio e das informações que está buscando. Abaixo listamos três indicadores como exemplo:
- Taxa de conversão (CVR): é uma métrica que mensura o quanto a audiência de uma marca responde positivamente às chamadas para a ação proposta;
- Taxa de rejeição: é a porcentagem de visitantes que acessam um site e saem sem abrir novas páginas ou interagir com seu conteúdo;
- Retorno sobre investimento (ROI): é o indicador-chave de desempenho que possibilita calcular quanto uma empresa lucrou ou perdeu a partir de um determinado investimento.
Esperamos que suas estratégias de marketing digital tragam resultados positivos para os negócios. Compartilhe conosco como você têm investido. Deixe um comentário!