Como sua empresa tem realizado o fechamento da folha de pagamento nos últimos tempos? Via Excel? Conferindo colaborador por colaborador? Caso ainda use esse método, imaginamos que os profissionais responsáveis pelo departamento pessoal levam bastante tempo até concluir a planilha e finalmente realizar os depósitos, certo?
E se eu te contar que há uma forma mais eficiente de automatizar o processo, trazendo agilidade e segurança para as finanças da empresa? Afinal, qualquer erro pode resultar em prejuízo financeiro, já que o empregador pode sofrer uma ação trabalhista. Continue a leitura e veja como é simples se proteger.
Importância de uma gestão de folha de pagamento bem estruturada
O fechamento de folha de pagamento está diretamente associado à saúde financeira e trabalhista da empresa.
Os recursos humanos de uma empresa são o seu bem mais valioso, mas existe um preço para mantê-lo: salários, encargos, benefícios e horas extras são alguns dos componentes financeiros. Qualquer erro pode levar a empresa para a Justiça do Trabalho, causando prejuízos financeiros além da dor de cabeça.
Por isso, o trabalho de gestão de folha de pagamento deve ser realizado com muita atenção. Felizmente, hoje existem diversas ferramentas para gestão integrada que facilitam esse trabalho.
Dicas para fechamento de folha de pagamento
Para facilitar o trabalho e garantir que a empresa fique longe dos problemas citados acima, preparamos algumas dicas para um checklist eficiente de fechamento de folha de pagamento.
1. Utilize um sistema automatizado de pagamento
Pagar o salário dos colaboradores é uma obrigação mensal dos empregadores. Dito isso, automatizar o processo é uma maneira simples para facilitar a rotina do departamento pessoal e manter o controle financeiro.
Dessa forma, a empresa evita atrasos, esquecimentos e outros problemas que possam prejudicar o fluxo de caixa e gerar insatisfação no quadro de colaboradores.
2. Tenha um bom controle do ponto eletrônico
O fechamento da folha de pagamento dos colaboradores é regido pela jornada de trabalho. Dias trabalhados, horas extras e faltas compõe o valor do holerite mensal.
É preciso que o controle de ponto seja eficiente. Conte com um sistema seguro para isso. Além do relógio de ponto, atualmente é possível contar com outras ferramentas, como o ponto online, que ajudam a empresa a cumprir a legislação seja qual for a função ou carga horária desempenhada pelo colaborador.
3. Faça uma gestão online
A tecnologia e a internet são grandes facilitadores do mundo corporativo. Adotar um sistema online para gestão de folha de pagamentos é fundamental para que todas as dicas deste artigo possam ser seguidas.
Além de agilizar a rotina, os arquivos salvos em uma nuvem online mantêm um registro de dados seguros, garantindo um histórico de pagamento à mão sempre que necessário.
Porque contar com uma ferramenta de gestão integrada
Citamos a importância de automatizar o fechamento da folha de pagamento para evitar erros.
É importante saber que, quando falamos em tecnologia e automatização, englobamos a possibilidade de conduzir uma gestão financeira integrada no geral, não apenas da folha de pagamento propriamente dita: sistemas inteligentes são capazes de integrar pagamentos de qualquer natureza e recebimentos de forma prática.
O fechamento da folha de pagamento da sua empresa deve fazer parte de uma gestão inteligente, eficiente e automatizada. Há diversas empresas com experiência e expertise no mercado oferecendo soluções que trazem praticidade e segurança para o processo. Invista!
Temos sempre uma dica de ouro para contribuir com a rotina da sua empresa. Assine nossa newsletter.