O follow-up de vendas é uma espécie de acompanhamento próximo ao cliente durante toda a sua jornada de compra. O seu principal objetivo é aumentar as chances de conversão e fechar efetivamente o negócio. Por isso, ele é composto de diferentes etapas, que devem estar devidamente monitoradas no CRM.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue ligado nas informações que trouxemos hoje e aproveite as dicas para fazer o melhor follow-up possível na sua empresa!
Por que o follow-up é importante para o negócio?
O follow-up é o que garante que a sua empresa não esteja olhando apenas para a necessidade de atender mais clientes, mas qualificar esse atendimento. Então, é uma maneira de aumentar a percepção sobre o pipeline de vendas e aproveitar melhor as oportunidades que vão surgindo.
Quanto maior o número de consumidores com os quais você interage simultaneamente, mais o follow-up se torna relevante. Ele vai apontar os momentos ideais para as interações através do CRM, indicando a hora certa para interferir na dor do cliente e oferecer uma solução palpável.
E ainda que os consumidores não decidam por comprar da sua empresa, essa entrega contínua de valor vai enriquecendo a relação de confiança na marca. Assim, quando estiverem prontos para fechar negócio, certamente se lembrarão da sua companhia.
Como fazer um follow-up de vendas eficiente?
Quer transformar isso na realidade para o seu negócio? Então, fique de olho em algumas dicas que preparamos para você. Acompanhe!
Atente-se ao histórico do contato
Nossa primeira dica diz respeito a se manter atento àqueles contatos que você já fez com o cliente. Seja por e-mail, por WhatsApp ou por uma ligação telefônica, você precisa considerá-los e mantê-los sempre registrados. Essas informações vão sinalizar suas propostas e o que foi combinado com o cliente e isso é muito útil para que as interações não esfriem e nem fiquem repetitivas.
Defina um canal de comunicação
É sempre importante definir o melhor canal de comunicação com o seu contato. É claro que existem algumas estratégias para isso, mas a melhor delas é: pergunte para o seu cliente. Talvez a pessoa não goste de chamadas telefônicas ou realmente consiga se organizar melhor quando as informações vêm por e-mail. Adapte-se ao que fica melhor para ela e não para você.
Responda as solicitações rapidamente
Seja ágil ao responder as mensagens e nunca deixe o consumidor esperando. Exceto, é claro, se ele fizer contato fora do seu expediente. Mas enquanto estiver trabalhando, esteja sempre de olho nas suas mensagens. Caso você não consiga responder imediatamente, crie um lembrete para retornar no máximo no outro dia. Se precisar de um prazo maior, avise o cliente.
Personalize a interação
Interações padronizadas têm um grande potencial de desconectar o seu cliente de você. Por isso, é fundamental trabalhar com as informações que são trazidas à tona. E se você lida com várias pessoas diferentes, é impossível lembrar de tudo. Mais um motivo para você usar um CRM como ferramenta de apoio para um desempenho melhor.
Envie e-mail de agradecimento
O follow-up não termina na venda. Então, quando conseguir fechar a negociação, envie um e-mail de agradecimento, valorizando toda a jornada e a confiança. Não se esqueça que o seu cliente sempre tem opções e que ele escolheu fechar com você. Por isso, reconheça o valor que isso tem e mostre que você continua comprometido com ele.
O uso de um ERP pode contribuir significativamente para o processo de follow-up, em especial se você eleger um que atenda as principais necessidades do se negócio. A Everflow, por exemplo, trabalha para otimizar os processos da sua empresa, contribuindo com a sua gestão e com os seus resultados.
E aí, gostou de saber mais sobre o follow-up de vendas? Então, conte aqui embaixo qual foi o seu principal aprendizado com o post de hoje!