O planejamento estratégico empresarial é essencial para promover uma visão de médio e longo prazo sobre o negócio e, assim, alcançar os seus objetivos.
Embora possa parecer uma ferramenta complexa e sem aplicação prática, planejar possibilita que a organização se estruture, tornando seus processos mais eficientes e conquistando diferenciais competitivos.
Pensando no cenário atual da sua empresa, como está a utilização desta ferramenta tão importante? Você está fazendo corretamente? Pode ser que este seja o momento mais adequado para se atentar sobre esse tema. Continue lendo nosso post e descubra o que é planejamento estratégico e como envolver os profissionais da empresa para atingir metas maiores!
O que é o planejamento estratégico
O planejamento estratégico empresarial possibilita determinar o caminho mais adequado a ser seguido por uma empresa, desde a tomada de decisão até o planejamento das metas e distribuição de recursos. Isso torna as atividades mais oportunas para atingir o sucesso empresarial.
Essa é uma prática que deve ser realizada por qualquer negócio, independentemente do seu segmento ou porte. Afinal, toda organização busca atingir seus objetivos e crescer no mercado em que está atuando.
É importante ressaltar, que o planejamento estratégico deve ser um processo que inclua todas as áreas, equipes e níveis da empresa.
Ou seja, é importante que ele une a liderança e dedicação do gestor com o comprometimento e motivação das equipes para que, deste modo, todos estejam alinhados num mesmo propósito.
Como criar um planejamento estratégico empresarial
Inicialmente, elaborar um cronograma e seguir algumas etapas é fundamental para o seu planejamento estratégico ser eficaz. Veja, a seguir, quais são essas etapas!
Diagnóstico
Uma ferramenta bastante utilizada nessa etapa é a análise SWOT, que permite aos gestores olharem para dentro da organização e para o mercado, a fim de entender o cenário atual. Isto é, listar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.
Um método fácil para isso é reunir toda a equipe de trabalho e fazer esse levantamento. Com a atividade sendo feita em grupo, é possível ter diversos pontos de vista diferentes do negócio.
Faça uma análise dos diferenciais e daquilo que precisa ser melhorado e, posteriormente, realize a mesma análise com o ambiente externo. Assim, você poderá identificar as oportunidades e ameaças da organização.
O diagnóstico é essencial para entender o mercado em que o negócio está inserido e quais são as decisões mais adequadas para atingir seus objetivos.
Metas e indicadores de sucesso
Esse é o momento de definir onde a empresa quer chegar e quais serão as informações que vão indicar o sucesso dessa jornada.
É importante que as metas envolvam todas as áreas da empresa. Por isso, pode ser necessário elaborar uma meta global e, dividi-la em metas de acordo com o departamento. Lembrando que ela deve ser desafiadora, mas atingível e realista.
Portanto, nada de estabelecer números impossíveis de serem atingidos, seja pela realidade da empresa ou pela situação do mercado.
Aplicar indicadores permite fazer o acompanhamento das metas que foram estabelecidas, deste modo, se uma das metas é obter um faturamento pré-determinado, o faturamento mensal pode ser um indicador a ser acompanhado ao longo do período.
Por fim, divulgue as metas e objetivos do setor a todos os colaboradores que fazem parte dele. Assim, todos saberão a sua importância e função na performance da organização.
Plano de ação
Neste momento, é possível que você já saiba qual a situação da sua organização, a situação do mercado e onde você deseja chegar. Então chegou a hora de partir para o plano de ação e colocar suas estratégias na prática.
O plano de ação é o que possibilita atingir as metas e conquistar os objetivos que haviam sido estabelecidos, se baseando num cronograma e na delegação de responsáveis.
Ter esses dados organizados pode ser o que diferencia uma estratégia bem-sucedida de uma estratégia inadequada, por isso, tenha muita atenção nesta etapa.
Como nem tudo pode ser visto como uma prioridade ou ser realizado ao mesmo tempo, é essencial ranquear seus projetos de acordo com a sua importância e necessidade da organização. Deste modo, deve-se colocar em prática aquilo que é mais fácil e que traga mais retorno positivo para o negócio.
Acompanhamento e análise
Para finalizar o planejamento estratégico empresarial, estabeleça um cronograma de reuniões para que os setores da organização apresentem seus resultados e gere debates sobre novos pontos de melhoria.
Geralmente, essas reuniões ocorrem mensalmente, assim, é permitido abordar aquilo que aconteceu no período anterior e planejar os próximos passos.
Além desses encontros, é primordial que os gestores se reúnam sempre que possível para analisar os resultados. Inclusive, neste momento, é interessante refazer a análise SWOT, o plano de metas e o plano de ação. Afinal de contas, as mudanças são constantes no mercado e é necessário se adaptar.
Importância do planejamento estratégico empresarial para o negócio
A importância do planejamento estratégico empresarial está na sua função de ser um guia para que as decisões a serem tomadas a projetos a serem realizados de acordo com o propósito da empresa. Isto é, ele determina as ações do presente levando em consideração o seu impacto no futuro.
Além disso, ele otimiza a identificação de possíveis desvios de rota que podem impactar negativamente, permitindo que sejam corrigidos antes de causar prejuízos ou atrapalhar o alcance dos objetivos. Sendo um suporte para a organização gerir melhor o tempo, recursos e esforços dos colaboradores.
Portanto, o planejamento estratégico empresarial é capaz de promover variados benefícios para as empresas, impedindo que ela se perca do seu propósito ao longo do tempo.
Depois de ler este conteúdo você acha que está pronto para botar o seu planejamento estratégico empresarial em prática?
Para te ajudar ainda mais nessa missão, vamos dar mais uma dica importantíssima: sempre documente e guarde seus resultados, eles servem como parâmetro de comparação para os novos resultados, além de ser uma forma de manter uma aprendizagem contínua.
Essa é a melhor forma para organizar estratégias e manter os seus resultados sempre positivos no futuro.
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