Sazonalidade de serviços: entenda o que é e como aproveitar
Se você possui uma empresa prestadora de serviços, provavelmente já percebeu que existem períodos do ano em que seus negócios são muito mais lucrativos do que em outros. Esse tipo de ocorrência se deve a um fator chamado de “sazonalidade”.
Acompanhe este artigo para entender melhor o que é sazonalidade, saber quais os melhores períodos para empresas prestadoras de serviços e conferir 5 estratégias para realizar a gestão de vendas sazonais e seu planejamento a tempo de evitar efeitos prejudiciais no seu negócio. Quer saber como? Então, continue a leitura!
O que é sazonalidade?
Derivado da palavra “sazonal”, o termo sazonalidade se refere a acontecimentos temporários ou corriqueiros que ocorrem em períodos, estações ou épocas específicas, podendo regressar em alguma ocasião posterior.
No entanto, quando falamos sobre o mercado, a sazonalidade se refere, principalmente, a uma demanda sujeita às flutuações e às oscilações que ocorrem ao longo de um ano. Em geral, o termo está relacionado aos ciclos de procura de produtos ou serviços, que podem ocorrer em momentos específicos do ano.
Na prática, a sazonalidade de vendas está muito ligada às datas comemorativas, como o Natal e o Carnaval, às estações do ano, como verão e inverno ou, ainda, a um grande acontecimento, tal qual um campeonato esportivo ou show típico da região.
Quais são os principais períodos sazonais para prestadores de serviços?
Para identificar os períodos de sazonalidade de serviços, além das estações do ano e das datas comemorativas, é preciso pensar no clima, nas campanhas de incentivo, nas promoções e, sobretudo, em como funciona seu público. Veja, a seguir, quais são os principais períodos sazonais para as prestadoras de serviços:
Fim de ano
O fim de ano é um momento para comemoração, motivado, principalmente, por crenças religiosas e interpretado, na prática, como um período de descanso, reunião com familiares e uma época para o fechamento e a abertura de ciclos. Enfim, um momento regado de simbolismos, emoção e, para os brasileiros, época de 13º na conta — o que significa que é um período de grande importância para os consumidores, os quais vão em busca de presentes e serviços específicos.
É por isso que o tipo de serviço oferecido por sua empresa possui um grande papel na conversão de novos clientes. Aqueles relacionados à estética e à beleza, por exemplo, têm maior destaque no fim do ano devido aos eventos que ocorrem na época.
Ainda assim, mesmo que a sua empresa não preste um serviço estritamente relacionado às datas comemorativas de fim de ano, é possível trabalhar a sazonalidade da época a partir de descontos em um serviço, disponibilização de recursos para teste e, inclusive, trabalhar com disponibilidade de serviços finita, para indicar a exclusividade dele.
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Black Friday
Embora a Black Friday seja uma data relacionada ao varejo, as pessoas continuam em busca de condições especiais de pagamento nesse período. Portanto, também é possível aproveitar o momento para criar estratégias eficazes para o segmento de serviços, como na venda de serviços com valores promocionais. Confira alguns exemplos:
- Pacotes de viagem (ex: viagens para o fim de ano ou para o próximo);
- Cursos de idiomas (ex: para a comunicação assertiva em viagens);
- Isenção da taxa de matrícula em academias (ex: para gastar menos enquanto trabalha o corpo para o verão);
- Consultorias gratuitas (ex: para diagnosticar problemas, analisar cenários e planejar vendas futuras);
- Oferta de pacotes de serviços (ex: para fomentar as vendas de serviços com menos procura).
Além disso, independentemente da época de sazonalidade, é essencial que o empreendedor invista em estratégias de marketing e promoção antecipada, no uso de canais online e redes sociais e em parcerias e colaborações.
Trocas de estação
Quando pensamos nas estações do ano, acaba sendo muito mais fácil de entender a sazonalidade na prestação de serviços. Isso acontece, pois, a depender da estação do ano, alguns serviços passam a ser necessários ou simplesmente perdem sua utilidade no momento.
No verão, por exemplo, a demanda de serviços relacionados à limpeza e à manutenção de piscinas e à instalação de ar-condicionado apresentam maior procura. Já no inverno, o cenário fica mais propício para serviços de aquecimento e reparos em telhados e janelas.
Contudo, seja no verão ou no inverno, é importante que as empresas se preparem para lidar com a alta demanda de seus serviços em contraste com a oferta, atentando-se às estratégias utilizadas para a conversão de clientes e a capacidade de oferta dos serviços. Afinal, tudo pode implicar na busca por mais matéria-prima ou na contratação de mais funcionários.
Qual a importância de identificar a sazonalidade de serviços?
Quando se fala em vendas ligadas à sazonalidade, é possível pensar rapidamente que, durante o inverno, o consumo de sorvetes diminui ou que ninguém precisa de consertos de aparelhos de ar-condicionado. E ainda que, antes do verão ou do Carnaval, os serviços de beleza e estética são mais procurados.
Nesse sentido, podemos cair na interpretação de que um indício de sazonalidade extremamente relevante foi identificado. Porém essa análise deve ocorrer de forma mais profunda para que a identificação dela seja realmente acurada, pois ela implicará diretamente no faturamento do seu negócio, seja de forma positiva ou negativa.
Para exemplificar na prática: você pode passar os primeiros 6 meses do ano com uma média de lucro incrível, mas, no segundo semestre, seus ganhos caem significativamente devido a encalhes no estoque ou à falta de itens buscados por seus clientes.
Isso acontece porque sua empresa não estava precavida para enfrentar os efeitos da sazonalidade. Portanto, é importante entender como ocorrem as ofertas e as demandas do serviço com base em um apurado histórico de vendas.
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5 estratégias para lidar com a sazonalidade de serviços
Agora que você já sabe quais são os melhores períodos sazonais para prestadoras de serviços, assim como a importância de identificar a sazonalidade no segmento de serviços, aprenda 5 estratégias eficazes para lidar com a sazonalidade:
1. Faça um planejamento estratégico
Antecipe-se às mudanças sazonais. É essencial que você pense bem a respeito de como vai agir em cada época do ano para se adaptar à sazonalidade.
Com os históricos de vendas em mãos, é possível identificar exatamente como orientar seu time e quais são as melhores decisões de acordo com o período e padrões de mudança para ajustar sua oferta de serviços.
2. Realize a gestão de estoque
Além do planejamento estratégico, nos períodos de alta demanda, tenha em mente que você não poderá deixar seus clientes sem o serviço que desejam. Lembre-se de que o aumento da demanda é algo positivo, mas que requer atenção e prevenção.
Se seu serviço necessita de alguma matéria-prima, adquira o que for necessário previamente para que não falte. Se já souber que as vendas de determinados itens são menores em uma dada época, compre menos daquele produto para seu acervo.
3. Crie ofertas especiais para desocupar o estoque
Em momentos de baixa, atue para contornar a situação: é hora de se reinventar. Para melhorar as vendas, seja criativo, elabore estratégias promocionais, faça reajustes dos preços e observe o comportamento dos seus clientes.
Inove, busque novas oportunidades e, a depender de sua atividade, programe férias coletivas para seus colaboradores ou invista em treinamentos. O importante é compreender o mercado e a cultura em que ele está imerso. E não se esqueça: sua abrangência e planejamento serão os principais responsáveis pelo melhor aproveitamento da sazonalidade.
4. Organize campanhas de marketing
O marketing digital é uma ferramenta extremamente importante para satisfazer as necessidades do mercado e dos consumidores e, de quebra, obter lucros significativos e sucesso para o seu negócio.
Para lidar com a venda sazonal, concentre-se em desenvolver campanhas criativas e assertivas. Além disso, você pode criar ofertas e promoções temporárias para incentivar o consumo dos seus clientes. Assim, eles poderão desfrutar dos seus serviços, inclusive nos períodos que configuram uma baixa demanda.
5. Esteja presente nas redes sociais
Em um cenário de transformação tecnológica, as redes sociais se tornaram os principais canais para interação, conexão e prospecção de clientes. É por isso que a construção de um canal de comunicação ativo e recorrente pode proporcionar benefícios vantajosos em períodos de sazonalidade.
Comece divulgando suas redes sociais para seus clientes e, depois, compartilhe conteúdos relacionados aos seus serviços, divulgue promoções sazonais e não utilize esse canal apenas para vendas. A construção orgânica de conteúdos tem maior receptividade, por ser menos agressiva e mais elaborada.
Criar engajamento também é uma ação muito importante durante a sazonalidade! Além de manter suas redes sociais atualizadas, lembre-se de não deixar seus clientes sem atendimento, independentemente se ele será online ou presencial. Isso pode manter o interesse dos clientes mesmo quando a demanda for baixa.
Este conteúdo foi útil para você? Então, aproveite para acompanhar as redes sociais e o blog da Everflow para ficar por dentro de assuntos relacionados à prestação e gestão de serviços, planejamento estratégico, otimização de processos e muito mais. Boa leitura e até a próxima!