Um cliente inadimplente, diferentemente do adimplente, é aquele que não mantém o pagamento das suas contas em dia. Nesse caso, além de prejudicar as próprias finanças, esse tipo de consumidor acaba atrapalhando o desempenho financeiro da empresa também. Por isso, esse é um problema cuja resolução não deve ser adiada.
Para entender como lidar com esse tipo de situação e parar de esperar pela boa vontade do cliente em quitar suas pendências, elegemos uma série de dicas que vão ajudar seu empreendimento. Então, fique de olho e acompanhe até o final!
1. Faça uma análise do perfil do cliente
A melhor forma de evitar os problemas com inadimplência na empresa é criando uma análise de perfil criteriosa antes de conceder crédito a alguém. Nesse caso, é interessante avaliar o histórico de pagamentos do cliente com a sua empresa e também a sua situação cadastral nos órgãos de proteção ao crédito.
Um cliente que costuma ser um mau pagador no mercado, apresenta chances muito maiores de ficar inadimplente com você. Então, esse pode ser um ótimo sinal de alerta para você não oferecer crediário ou parcelamento nesses casos.
2. Tenha contrato
Também é importante que, durante a sua gestão de processos, você inclua a confecção de um contrato de prestação de serviços que sirva como um instrumento legal de cobrança caso o cliente não pague pelo que deve. Assim, você tem mais recursos legais para reaver o valor e não sair no prejuízo.
3. Envie lembretes sobre o vencimento
Assim como existem aqueles consumidores inadimplentes mal-intencionados, existem aqueles que são apenas desorganizados ou esquecidos. Nesse caso, um meio de evitar os clientes inadimplentes é enviar lembretes sobre a data de vencimento. Para otimizar o fluxo de trabalho e conseguir atender mais clientes de forma satisfatória, procure automatizar essa ação.
4. Dê preferência para o pagamento à vista
Outra forma de evitar a inadimplência é criar alguns incentivos para o pagamento à vista. Nesse caso, nada melhor do que proporcionar um desconto verdadeiramente atrativo para o consumidor, estimulando que ele quite todo o valor do serviço em um único pagamento. Sua empresa ganha com isso ao garantir o recebimento e o cliente ganha por pagar menos pelo serviço.
5. Preze pela negociação
Agora, se você não tomou os cuidados devidos e o cliente já está inadimplente, é hora de tentar uma negociação. Nesse caso, veja quais esforços podem ser feitos para garantir que você não perca esse valor e, se for preciso, ofereça um abatimento nos juros para não perder completamente o pagamento. Se a dívida não for recorrente, você pode propor um reparcelamento, por exemplo.
Para evitar problemas com clientes inadimplentes, é fundamental que você adote na empresa um bom controle financeiro. Ele vai indicar rapidamente os consumidores que estão devendo e agilizar a sua cobrança, evitado que a dívida se torne grande demais ou praticamente impossível de ser cobrada.
E agora que você já conferiu todas as dicas, já está pronto para acabar com os clientes inadimplentes do negócio. Então, que tal nos seguir no Facebook e no Instagram e ficar por dentro de outras dicas para a sua empresa?