Você tem dificuldade em manter uma rotina produtiva no trabalho? Muita gente se sente constantemente sobrecarregada por planejar dar conta de um grupo de tarefas em um dia, mas ser abarrotada por uma série de imprevistos que jogam os planos para o ar. Fazer a gestão do tempo no trabalho é mesmo desafiador, mas pode se tornar um pouco mais fácil se você tiver as estratégias e ferramentas certas.
Pensando nisso, trouxemos as principais sugestões sobre o assunto para ajudá-lo a planejar melhor o seu dia e manter a disciplina sobre aquilo que você se propôs a fazer. Topa? Então, vamos logo conferir como otimizar a sua agenda e aumentar sua produtividade. Aproveite!
O que é gestão do tempo e por que é importante?
A gestão do tempo nada mais é do que a forma como você organiza e administra as horas do seu dia de acordo com o que você pretende fazer durante ele. É uma atividade essencial para ser usada na empresa e também na sua vida pessoal.
Gerenciar o tempo ajuda você a analisar e decidir o que é mais relevante de ser feito, ordenar suas obrigações por prioridade e até mesmo reservar momentos do dia para resolver eventuais imprevistos. Tudo vai depender das estratégias que você vai usar ao elaborar seu planejamento do dia.
Como aplicar a gestão do tempo no dia a dia?
Ficou interessado e quer saber como levar isso para o seu dia a dia? Então, fique de olho nas dicas e práticas que preparamos!
Elabore um plano produtivo
O primeiro passo para uma gestão do tempo no trabalho é analisar o seu dia e as obrigações que você precisa inserir nele. Organize-as por ordem de prioridade, reservando os primeiros espaços para aquelas que já estão atrasadas ou estão prestes a vencer.
Elimine as possíveis distrações
Também é importante afastar tudo o que pode atrapalhar você enquanto estiver focado na execução de uma tarefa. Desligue o telefone, avise seus colegas que você estará indisponível por tanto tempo, remova do seu campo de visão tudo o que possa roubar sua atenção.
Faça uma coisa de cada vez
Quando estiver trabalhando em algo, coloque 100% da sua atenção naquilo, não tente ser multitarefas ou fazer “um pouco de cada”. Além disso, não se distraia com qualquer outra coisa enquanto não finalizar aquilo ao que se propôs.
Reúna atividades semelhantes
Agrupe todas as atividades semelhantes que precisam ser feitas e trabalhe nelas de uma só vez. Isso vai permitir que o seu cérebro foque, ganhe ritmo e seja mais produtivo.
Tenha metas e prazos estipulados
Trabalhe com metas e prazos para que seus objetivos não se tornem grandes demais. Para tarefas muito extensas, divida a execução em etapas e distribua cada uma delas em dias diferentes.
Quais são as vantagens de uma gestão do tempo eficiente?
Dedicar-se a uma gestão do tempo no trabalho que seja eficiente vai ajudar você a acumular menos estresse e contar com um número menor de “urgências”. Sem deixar tudo para última hora e reservando uma janela de tempo no seu dia para lidar com os imprevistos, sua experiência será cada vez mais positiva.
Essa gestão ajuda você a dar conta de tudo o que precisa ser feito, com tempo suficiente para que você possa dedicar total atenção para projetos específicos. Isso qualifica seu trabalho, faz com que você se torne mais produtivo e permite que você realize tudo o que planeja no longo prazo.
E agora que você já está por dentro das nossas melhores dicas sobre gestão do tempo no trabalho, que tal curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro de outros assuntos interessantes?