Planejamento estratégico empresarial nada mais é do que uma ferramenta de gestão organizacional que serve para coordenar todos os recursos à disposição, a fim de alcançar o sucesso de um negócio. Para isso, ele posiciona a empresa de forma proativa em relação às suas ações, ajudando a olhar para o cenário interno e externo e tomando as melhores decisões.
O seu principal objetivo é atribuir mais inteligência ao modo como os gestores se posicionam diante dos objetivos do negócio e das metas definidas para os seus resultados. Quer saber mais? Então continue a leitura e aproveite!
Quais são os tipos de planejamento empresarial?
O planejamento empresarial pode ser de 3 tipos diferentes: a nível estratégico, a nível tático e a nível operacional. Existem algumas diferenças entre eles e você poderá conferir do que cada um trata:
- planejamento estratégico — traduz o propósito por trás da empresa, aonde ela quer chegar no longo prazo, como quer posicionar sua marca e se consolidar no mercado;
- planejamento tático — cuida de todos os objetivos de médio prazo, capazes de tornar o negócio mais inteligente e melhor posicionado, como finanças, marketing, RH etc.;
- planejamento operacional — foca no dia a dia, no curto prazo, em melhorar as rotinas de trabalho das equipes, como é o caso das vendas, da gestão das equipes e assim sucessivamente.
Como elaborar um planejamento estratégico para prestadoras de serviço?
No caso das prestadoras de serviços, a melhor maneira de fazer um planejamento estratégico é levantando dados atualizados sobre os seus fatores internos, como capacidade produtiva, orçamento disponível, capacidade de atendimento, e externos, como os potenciais clientes, oportunidades de crescimento, parcerias e relações estratégicas.
Conhecendo devidamente a sua empresa e o contexto no qual ela está inserida, você consegue visualizar melhor quais metas e objetivos são possíveis para a sua realidade. Se você quer aumentar a sua participação de mercado, por exemplo, pode adotar estratégias para isso, respeitando os seus limites produtivos e financeiros.
Quais são as etapas do planejamento estratégico empresarial?
Um dos objetivos do planejamento estratégico empresarial é organizar a empresa. Por isso, sua elaboração é devidamente ordenada entre algumas etapas cruciais para uma boa execução do processo. Quer saber como funciona? Então fique de olho!
1. Defina a missão, a visão e os valores
Esses são os principais fatores que determinam o futuro da sua organização. Portanto, compõem o primeiro passo a ser dado em seu planejamento estratégico. Então, para defini-los, você precisará entender o que é cada um desses aspectos:
- missão — é a razão da empresa existir, uma declaração que justifique a sua existência;
- visão — é o objetivo que ela deseja alcançar no longo prazo, podendo ser ajustado à medida em que o negócio alcança os seus marcos;
- valores — são os princípios que norteiam todos os colaboradores e as decisões de negócio, é aquilo do que a empresa não abre mão.
2. Crie objetivos estratégicos
Os objetivos estratégicos são aqueles acontecimentos que norteiam a empresa a caminhar na direção certa. Portanto, eles precisam estar alinhados à sua missão, visão e valores. Assim, esses objetivos também servirão para orientar os planejamentos tático e operacional.
3. Tenha os objetivos táticos
Os objetivos táticos são aqueles adotados por cada setor da organização. Um para o RH, um para a contabilidade, um para o time de marketing e assim por diante. Os objetivos táticos precisam levar ao cumprimento do objetivo estratégico.
Então, se o seu objetivo estratégico for aumentar as vendas, seu objetivo tático seriam metas menores que possibilitariam essa realização. Por exemplo, você pode contratar mais vendedores ou qualificar os profissionais que já compõem o seu time.
4. Elabore planos de ação
Os planos de ação são os seus objetivos operacionais, aquilo que deve ser feito diariamente (a nível de tarefas) para que a engrenagem ganhe movimento. Nada mais é do que um método sendo colocado em prática, com metas palpáveis, prazos definidos, atividades a serem realizadas e responsáveis pela sua execução e supervisão.
Quais são os principais passos para a sua implantação?
Para colocar tudo isso que você acabou de ver em prática, é preciso ter clareza do que é o seu negócio e aonde ele quer chegar, ou seja, o que ele quer entregar para o público-alvo e para o mercado. Ele quer ser a maior empresa do segmento? Quer ser reconhecido pela sua qualidade? Quer atrair atenção pelas inovações?
Depois, você precisará criar metas mensuráveis. Não basta estabelecer “crescer no próximo ano” como meta. Em vez disso, prefira ser preciso: aumentar as vendas em 20% até outubro de 2023. A partir daí, é hora de criar algo ainda mais palpável:
- liste todas as tarefas que serão necessárias para isso (contratar vendedores, investir em tráfego pago, criar um e-commerce etc.);
- divida as tarefas maiores em pequenas tarefas, que possam ser conquistadas em prazos menores;
- estabeleça prazos alcançáveis para todas as entregas e alinhe esses prazos com a equipe;
- crie uma apresentação para o plano de ação e compartilhe isso com todos os envolvidos;
- acompanhe frequentemente as ações e faça ajustes sempre que necessário.
O que não pode faltar em um planejamento estratégico?
Também é importante ficar atento àqueles recursos que não podem faltar de jeito nenhum no planejamento estratégico. É o caso:
- da análise SWOT — que permite fazer um levantamento das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio;
- da definição de responsáveis — toda meta e objetivo deve ter responsáveis que respondem por elas, além de substitutos que assumam o seu papel se necessário;
- da definição de planos de ação para cada objetivo — um objetivo deve ser destrinchado em um plano de ação simples e executável;
- do monitoramento das metas — é fundamental ficar de olho nas metas e indicadores, investigando desvios e fazendo correções no planejamento caso o cenário mude.
Quais são os benefícios gerados por ele?
O planejamento estratégico empresarial facilita a vida da alta direção, simplifica o trabalho dos gestores e oferece um mapeamento completo para quem executa as ações dentro do negócio. Além disso, facilita muito o alcance dos objetivos almejados ao empreendimento.
O mais interessante é que tudo isso é construído a partir de uma visão interna, pautada na realidade da empresa e nas possibilidades da equipe. Por isso, é perfeitamente possível fazer o acompanhamento desse trabalho por um CRM ou qualquer outro software de apoio às equipes.
Além disso, muitas empresas começam a atuar sem uma perspectiva clara de crescimento e se perdem pelo caminho. Nesses casos, o planejamento estratégico ajuda a definir metas realistas e alcançáveis, com total organização.
Isso não é apenas sobre onde a empresa quer chegar, mas também sobre como ela vai fazer para chegar lá. À medida em que os planos de ação são criados, até os objetivos que pareciam mais distantes e difíceis se tornam mais possíveis e reais.
Obviamente, a tecnologia pode ser uma grande aliada no planejamento estratégico empresarial. Além de reunir todas as informações mais relevantes sobre a empresa em um só lugar, ela também contribui para a geração de insights valiosos para a tomada de decisão.
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