Quando um consumidor busca um serviço, é normal haver a solicitação de um orçamento, certo? Para ele, o propósito é ter uma ideia prévia dos custos envolvidos, mas, para sua empresa, é uma oportunidade de conquistar um novo cliente.
Neste artigo, falaremos exatamente a respeito disso, trazendo dicas de como elaborar um orçamento personalizado de forma precisa e com qualidade. Continue a leitura e confira!
Qual é a importância do orçamento personalizado?
O momento de elaborar o orçamento personalizado é determinante para conquistar mais vendas. Ainda assim, são poucas as empresas que se importam de verdade com essa atividade. Quando um prospect entra em contato, significa que ele tem interesse no serviço oferecido. Portanto, é fundamental mostrar confiança e apresentar o valor que pode oferecer.
Veja bem, de nada adianta se esforçar na prospecção de leads e desenvolver um relacionamento se na hora de fazer a sua proposta comercial ela não estiver adequada.
Como elaborar?
Para deixar o orçamento mais atrativo, é necessário analisar o perfil do seu cliente e pensar na forma como ele será transmitido. Evite enviar um arquivo contendo somente uma tabela de preço. Mostre todo o valor agregado da sua marca e como você pode ajudar.
Colete informações sobre o potencial cliente
Separe um tempo para conhecer mais o cliente, analisando sobre sua atuação, quem são seus stakeholders e quais são as suas dores. Mesmo que essa análise sobre o consumidor seja essencial, é importante não demorar para enviar o orçamento. Busque um equilíbrio entre o tempo necessário para fazer a pesquisa e a precificação do seu produto!
Tenha descrições detalhadas do serviço a ser ofertado
Antes de determinar a proposta, faça um escopo organizando as ideias de todo o processo. Assim, você elabora orçamentos com uma margem de erro mínima na precificação. Responda o “quem, o que, onde, como, quando e por quê” do projeto. Essas questões mostrarão quem vai realizar as tarefas, o que será necessário, onde será feito e o prazo para finalizar o projeto.
Com o escopo, fica mais fácil calcular o custo do serviço prestado e a gestão de ERP. Vale ressaltar que ter uma tabela detalhada de serviços e preço para nortear a sua precificação pode ser muito útil. Além disso, quando se faz um cálculo de custos, é possível preservar o planejamento financeiro da empresa.
Apresente benefícios
O orçamento de maneira personalizada não deve ser apenas uma apresentação dos custos do serviço prestado. Portanto, deixe claro ao cliente o seu valor, a qualidade do seu trabalho e os benefícios que ele terá contratando a sua empresa.
Informe seus canais de contato, como e-mail, telefone e redes sociais. Não se esqueça de que o cliente também vai pesquisar sobre sua empresa e entrar em contato para confirmar a contratação.
Como o CRM ajuda nesse processo?
Um CRM (Gerenciamento de Relacionamento do Consumidor) é um sistema que possibilita fazer o armazenamento num mesmo local de toda a base de clientes, bem como de contatos, orçamentos e as interações que ocorrem com o consumidor.
No momento de simplificar suas propostas e otimizar seu tempo, o CRM indicado é o Flow. Nele, é possível fazer o registro de todas as interações com os cliente e ainda personalizar o status de seu funil, proporcionando atividades completamente auditáveis.
É normal que uma empresa envie dezenas de orçamentos por dia, e fazer esse trabalho manualmente pode ser impossível dependendo da demanda. A situação fica ainda mais complicada quando é preciso retornar os contatos e dar continuidade à negociação ou mesmo lembrar do que foi conversado.
Não é só questão de saber como elaborar um orçamento personalizado, mas de garantir a efetividade do envio e a organização dos processos internos da empresa. Contar com a tecnologia a seu favor pode garantir a otimização da sua rotina e a qualidade do seu trabalho.
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