Diante da competitividade do mercado, empresários e gestores têm demonstrado uma grande preocupação em como reduzir custos e aumentar receitas. Essa tarefa não é nada simples. No entanto, fazer uma gestão de serviços adequada, seja para fins jurídicos ou notariais, pode ser a solução para esse problema. Continue lendo esse post para saber mais sobre:
O que é gestão de serviços?
A gestão de serviços é uma técnica de gerenciamento que visa otimizar a performance de entrega e suporte de uma empresa, impactando a qualidade dos serviços oferecidos e, como resultado, atingindo as expectativas dos seus clientes.
Com uma gestão de serviços bem estabelecida, é possível definir e implementar práticas mais responsáveis, como a padronização de procedimentos, monitoramento de qualidade do serviço e comunicação efetiva com seus clientes. Além disso, uma boa gestão pode gerar vantagens na operação de serviços e ocasionar uma diminuição relevante nos seus custos.
Descubra: Como fazer a gestão de empresas prestadoras de serviços.
Qual a importância da gestão de serviços dentro de uma empresa?
A aplicação de uma gestão de serviços efetiva é uma estratégia essencial para aumentar a qualidade dos serviços oferecidos e otimizar os processos internos da empresa, reduzindo custos e aumentando a eficiência.
Além disso, uma gestão que providencie um CRM adequado poderá estreitar os canais de comunicação com seus clientes e impactar na fidelização destes. Assim, construir uma boa reputação para a empresa e atrair novos clientes será um processo muito mais simples e duradouro.
Quais são os 4 P’s da gestão de serviços?
No marketing, os 4 P’s representam pilares básicos de uma estratégia de vendas, o que auxilia no posicionamento da sua empresa em relação aos seus clientes. Para a gestão de serviços, os 4 P’s também podem ser utilizados estrategicamente para que sua empresa conquiste resultados melhores. Entenda mais sobre cada um deles:
- Perfil: entender o perfil da sua empresa é fundamental para que você se destaque em relação a concorrência e consiga implementar estratégias para se comunicar adequadamente com o perfil do público-alvo e fidelizar clientes;
- Processos: as atividades que permitem a entrega do serviço de forma adequada como a gestão de materiais, processamento de propostas, vendas, entregas, relação com o público etc;
- Procedimentos: se refere a forma como os processos podem ser aplicados na execução dos serviços, como uma reunião de estratégias determinadas pela empresa para auxiliar a jornada dos colaboradores.
- Pessoas: está relacionado aos bem estar e motivação dos funcionários e colaboradores de uma empresa de serviços, afinal, a execução de serviços será majoritariamente responsabilidade deles.
Adotar esse tipo de estratégia certamente trará benefícios para sua empresa. No entanto, fazer isso manualmente pode ocasionar erros e gerar muito retrabalho. Por isso, é recomendado contar com o auxílio de ferramentas elaboradas para realizar essa gestão de forma otimizada.
Descubra: 4 erros comuns na gestão de processos em empresas de serviços.
3 dicas práticas para gerir serviços de forma eficaz
Não há muito segredo na hora de estabelecer uma gestão de serviços eficaz. No entanto, é possível implantar uma boa gestão seguindo dicas práticas e funcionais. Descubra 5 dicas que vão te ajudar a inserir o processo na sua empresa:
1. Invista em um bom software de Gestão de Serviços
Fazer uma boa gestão de serviços vai além de distribuir as tarefas para os funcionários. Gerir é um processo que inclui todas as etapas da empresa, desde a solicitação de orçamentos até o faturamento.
Por isso, é muito importante conhecer as inovações que o mercado oferece e escolher um bom software ERP, pois ele te auxiliará a encontrar todas as informações que precisa com facilidade e atender os clientes com excelência. Confira alguns benefícios obtidos com um software para serviços:
- Integração de todas as áreas corporativas: com uma organização adequada do estoque é possível aumentar sua receita e reduzir custos já que as informações de vendas poderão ser disponibilizadas para setores como almoxarifado, compras, etc;
- Automatização dos processos: criar planilhas e outros documentos de forma manual pode gerar muitos erros. O uso do software ERP pode ajudar a reduzir erros, pois os sistema armazena e disponibiliza todas as informações necessárias.
Executar uma gestão de serviços manualmente pode impactar suas vendas e gerar retrabalho para organizar informações desatualizadas. Por isso, inserir um sistema de gestão de serviços é uma ótima dica para evitar a redução da sua receita e os aumentos nos custos.
2. Avalie os processos e melhore a logística
Logo depois de decidir adquirir um software de gestão você deve avaliar os seus processos internos e melhorá-los na logística. O uso adequado de um sistema ERP permitirá que você faça isso com facilidade em todas as áreas da empresa.
Controlar os seus custos com estoque, matéria prima, mão de obra, parte administrativa e ter previsibilidade de vendas mostra quais são as melhores decisões a tomar para aumentar a receita e diminuir os custos. Fica claro que investir em uma tecnologia de ponta e manter uma boa gestão de serviços é o melhor caminho para o sucesso e destaque da sua empresa.
Confira: o que é controle de estoque e como aplicar na sua empresa.
3. Melhore a performance no ambiente de trabalho
Melhorar a performance no ambiente de trabalho pode transformar os resultados e a reputação da sua empresa de serviços. Para que isso seja possível, você pode adotar algumas estratégias, como a aplicação de treinamentos de capacitação e estabelecimento de metas.
Além disso, você pode investir na automação dos processos na sua empresa para agilizar as operações de forma fluida e criar um canal de comunicação saudável com seus colaboradores, garantindo que todas as informações necessárias sejam repassadas para os funcionários.
Por fim, não se esqueça de coletar feedbacks com seus colaboradores e clientes. Isso é muito importante para que a empresa receba apontamentos relacionados a melhorias e consiga atingir uma boa performance na entrega dos serviços disponibilizados.
Saber como uma gestão de serviços eficiente pode impactar os resultados e sucesso da sua empresa é um ponto de partida para reduzir custos. Aproveite para dar sequência a esse plano aplicando estratégias de marketing digital na sua empresa prestadora de serviços.
Boa leitura e até próxima!