Aumentar as receitas e reduzir os custos são pontos-chave para o sucesso financeiro de uma empresa de serviços.
Elaborar estratégias para vender mais e maximizar a margem de lucro é uma das partes do processo. A outra parte envolve reduzir os custos e otimizar os recursos disponíveis.
Um sistema de gestão ERP também pode auxiliar muito nesse controle.
Este post tem foco a redução dos custos, trazendo 4 dicas para você colocar em prática hoje mesmo. Continue a leitura!
Diminua os gastos com insumos administrativos
Despesas com material de escritório, telefone e energia elétrica são essenciais a uma empresa de serviços, contudo, é possível reduzir os custos com esses itens adotando algumas práticas novas no ambiente de trabalho.
Estimular os empregados a utilizar arquivos digitais e imprimir apenas o que é realmente necessário ― utilizando os dois lados do papel ― é uma boa primeira estratégia para economizar com papel, material de impressão e manutenção de equipamentos.
Você também pode estudar as ligações da empresa para entender qual plano telefônico atende melhor essas necessidades. Adotar aplicativos gratuitos de mensagens, como o Whatsapp, também ajuda reduzir os custos para comunicação interna.
Oferecer canecas individuais para os empregados pode fazer a empresa economizar no médio e longo prazo ao reduzir a necessidade de compra de copos descartáveis.
Em relação à energia elétrica, você pode adotar lâmpadas mais econômicas ― como as fluorescentes ou de LED ― e o melhor aproveitamento da luz solar nos ambientes.
Pesquise novos fornecedores e negocie preços e condições
As compras da empresa podem ser muito sensíveis à simpatia e bom atendimento dos fornecedores.
Para reduzir os custos com insumos, a empresa pode sempre mudar a pessoa responsável pelas compras. Essa estratégia evita que interferências pessoais de funcionários prejudiquem a eficiência financeira do negócio.
O bom relacionamento com os parceiros também pode produzir economia, desde que você negocie condições benéficas para as duas partes. Para a manutenção da parceria, não aceite muitos reajustes no período de contrato, porque isso pode aumentar muito os custos.
Reduza a rotatividade de funcionários para reduzir os custos
A contratação e a demissão de funcionários implicam muitos custos para a empresa, seja com treinamento, no caso das admissões, ou pagamento dos direitos trabalhistas, em demissões.
Apostar em um bom relacionamento com os colaboradores, entendendo e procurando atender suas necessidades pessoais é uma boa estratégia para reduzir a rotatividade na empresa e reduzir os custos.
A definição racional e inteligente de competências dentro da empresa também auxilia na economia, já que tarefas bem definidas mostram com clareza a real necessidade de contratação de mais funcionários.
Escolha o regime tributário mais adequado para a empresa de serviços
A carga tributária no Brasil é bastante alta. Contudo, muitas empresas pagam um montante desnecessário de impostos por desconhecimento da legislação.
O dimensionamento da empresa dentro de um regime tributário deve ser objeto de um estudo pragmático, sendo interessante até a contratação de um profissional ou consultoria na área contábil.
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