Sistema ERP em nuvem: o que você precisa saber antes de adotar
Todo negócio, independentemente da sua área de atuação, deve fazer um planejamento de processos para prosperar. Com o auxílio de um software de gestão, administrar os negócios, aumentar a receita e reduzir custos se tornou um processo muito mais fácil — ainda mais com um ERP em nuvem.
O ERP em nuvem pode ser uma alternativa tecnológica de fácil acesso e trazer grandes vantagens para a sua empresa. Por isso, preparamos este post para esclarecer as dúvidas frequentes relacionadas ao sistema, abordar suas funcionalidades, mostrar as vantagens de ter um ERP em nuvem e muito mais. Acompanhe!
O que é um ERP na nuvem?
O ERP nuvem é um sistema que faz a integração de todas os setores de uma organização em uma única plataforma. O propósito desse software é melhorar a gestão de processos para o desenvolvimento do negócio.
No mercado, é possível encontrar esse tipo de serviço em dois formatos: o ERP local e sua versão em nuvem. O primeiro é o mais tradicional, pois necessita ser instalado internamente na empresa e depende de uma equipe de TI para instalação e manutenção da plataforma.
Por outro lado, o ERP em nuvem usa a tecnologia de Cloud Computing para armazenar os dados em um servidor online, sem a necessidade de direcionar mais esforço para manter e instalar o software.
Confira: 5 cuidados importantes ao realizar a implantação de ERP
Como funciona um software de gestão em nuvem?
O Enterprise Resource Planning é um sistema de gestão que integra todas as áreas da organização em uma única plataforma. Sua versão tradicional (também conhecida como on premise) é instalada no servidor da própria companhia, onde a equipe de TI fica responsável pelo seu monitoramento.
Nesse sistema, é necessário gerenciar o data center e implementar o programa em todas as subsidiárias. O ERP local é utilizado em computadores por meio de conexão VPN, exigindo atualizações regulares.
Com o objetivo de superar esses desafios das organizações, o ERP em nuvem surgiu para otimizar tempo e investimento. Na prática, o sistema possui três partes interligadas:
- Aplicação: onde os dados são incorporados no software e serão utilizados na operação da companhia;
- Banco de dados: onde são armazenadas todas as informações da empresa;
- Framework: permite a personalização do sistema para customização da ferramenta de acordo com as necessidades.
Para acessar o banco de dados, o usuário dependerá apenas de informações como usuário e senha cadastrados, além da liberação para uso remoto. Simples, acessível e descomplicado — esse é o ERP em nuvem!
Qual a diferença entre ERP em nuvem e ERP local?
A principal diferença entre o sistema ERP local e ERP em nuvem é que, no caso do ERP local, o sistema fica instalado no hardware e nos servidores da empresa, sendo administrado por uma equipe de TI própria. Já o ERP em nuvem é prestado como um serviço de assinatura.
Em um formato de gestão ERP na nuvem, as informações da organização ficam no servidor do fornecedor e podem ser acessadas somente com acesso à internet.
Descubra: quais impostos incidem sobre prestação de serviços
Quais as vantagens e desvantagens do sistema ERP em nuvem?
O ERP na nuvem é um sistema muito vantajoso, pois não necessita de manutenção de servidores, sistemas operacionais e gastos com atualização. Inclusive, o software possui diversas outras vantagens, confira algumas:
Redução de custos com infraestrutura
O maior benefício do uso desse sistema em nuvem é a otimização do tempo no desenvolvimento de várias tarefas, que diminui a necessidade de impressão e, consequentemente, se torna mais sustentável.
A organização também reduz os custos, pois não será necessário utilizar um servidor local, já que o data center não faz parte da sua infraestrutura, mas do fornecedor.
Agilidade na utilização
Inevitavelmente, a empresa que tem o ERP na nuvem possibilita uma rotina de trabalho mais ágil. Isso porque o sistema conecta as áreas e os departamentos, melhorando a comunicação interna e aumentando a produtividade.
Veja: 4 estratégias de marketing digital para empresas prestadoras de serviços
Mais segurança na informação
Utilizando o ERP em nuvem, o fornecedor do sistema é encarregado por toda a questão técnica de segurança e armazenamento dos dados, assegurando a sua integridade.
Além disso, o backup dos dados é feito de maneira automática, além de estar incluso na mensalidade do sistema em nuvem. A organização previne a perda de registros e não descarta o armazenamento de arquivos desnecessários e, inclusive, impressos.
Mobilidade
Os funcionários da empresa podem utilizar os sistemas armazenados na nuvem de qualquer local e a qualquer hora, necessitando apenas do acesso à internet e a liberação de acesso ao ERP.
Embora um sistema ERP em nuvem ofereça muitos benefícios, o sistema pode trazer algumas desvantagens, como a dependência de internet, a transferência de dados a partir de sistemas tradicionais e instabilidades no servidor do provedor. No entanto, esse tipo de desvantagem pode ser solucionada com agilidade ao acionar os times de TI que auxiliam o provedor desse sistema.
Você sabe o que é uma ordem de serviço? Descubra sua importância e aprenda como emitir!
Quais áreas podem se beneficiar de um sistema ERP na nuvem?
Você já sabe que um software ERP em nuvem promove diversos benefícios para empresas, principalmente quando falamos de prestadoras de serviço. Conheça algumas áreas que podem se beneficiar com a implantação do ERP:
- Energia solar;
- Segurança eletrônica;
- Engenharia;
- Empreiteiras;
- Cabeamento estruturado.
Gostou deste conteúdo? Aproveite para conferir o site da Everflow para descobrir outros tipos de segmentos que podem se beneficiar com a implantação de um sistema ERP na nuvem, assim como quais módulos podem ser contemplados, como o CRM, a gestão de serviços e a gestão financeira. Até lá!