Entenda o que é sazonalidade de serviços

Entenda o que é sazonalidade de serviços: Sua empresa sofre com os efeitos temporais do mercado? Oferece algum serviço com vendas mais fortes em determinado período do ano, mas em outro não? Essas ocorrências vêm à tona por conta do que se chama sazonalidade.

No artigo de hoje vamos explicar esse conceito, suas implicações e as melhores formas de lidar bem com seus ciclos sem ser prejudicado. Ficou curioso? Então continue lendo!

O que é sazonalidade?

Sazonalidade vem da palavra “sazonal”, que se refere a algo temporário, mais corriqueiro em determinado período, estação ou época, podendo regressar em alguma ocasião posterior.

Em relação ao mercado, a sazonalidade se refere a uma demanda sujeita a “flutuações” ou oscilações ao longo do ano. São ciclos na procura de produtos ou serviços.

A sazonalidade às vezes está muito ligada a datas comemorativas, como Natal e Carnaval. Também se liga às estações do ano, como verão e inverno (as mais intensas no país), ou ainda a um grande acontecimento, tal qual um campeonato esportivo ou show típico da região.

Qual a importância de identificar a sazonalidade de serviços?

Quando se fala em vendas ligadas à sazonalidade, pensamos rapidamente que, durante o inverno, o consumo de sorvetes diminui. Ou que ninguém precise de consertos de aparelhos de ar-condicionado. Ou que, logo antes do verão ou Carnaval, os serviços de beleza e estética são mais procurados.

Assim, achamos que um indício da sazonalidade foi bem identificado. Mas tal análise carece de ser mais profunda. É importante identificar a sazonalidade de forma adequada, pois ela implicará diretamente em seu faturamento, seja de forma positiva ou negativa.

Por exemplo: na metade do ano seu lucro pode ser incrível, e tudo parecer perfeito. Mas no segundo semestre os ganhos poderão cair grandemente, com encalhes no estoque ou falta de itens procurados por seus clientes. Isso porque você não estava precavido para os efeitos da sazonalidade.

Para detectar os períodos de sazonalidade, além das estações do ano e datas comemorativas, é preciso pensar no clima, nas campanhas de incentivo, nas promoções, entre outros fatores. Sobretudo, em como funciona seu público.

É conveniente entender como ocorrem as ofertas e as demandas do serviço com base em um apurado histórico de vendas.

Como tirar proveito da sazonalidade de serviços?

O foco não deve ser pensar somente em vender mais nos períodos de altas demandas, mas também em épocas de baixa (além de descobrir como tirar proveito das épocas distintas). Aplicando estratégias adequadas, você poderá aproveitar as peculiaridades da sazonalidade de serviços.

A compreensão da sazonalidade permitirá que sua empresa se organize melhor, otimizando seu desempenho para garantir a sobrevivência do negócio e sua lucratividade constante.

Quais as melhores estratégias para lidar com a sazonalidade de serviços?

Depois que entender quais são os períodos sazonais que influenciam seu negócio, vale acercar-se das iniciativas a seguir.

Faça um planejamento

Mesmo que seja algo escrito em um caderno, pense bem a respeito de como vai agir em cada época. Com os históricos de vendas em mãos, saberá exatamente como orientar as melhores ações a tomar.

Cumpra uma excelente gestão de estoques

Nos períodos de alta, tenha em mente que você não poderá deixar seus clientes sem o que desejam. Lembre-se de que o aumento da demanda é algo positivo, mas que requer atenção e prevenção.

Se seu serviço necessita de alguma matéria-prima, adquira o que for necessário previamente para que não falte. Se já souber que as vendas de determinados itens são menores em uma dada época, compre menos daquele produto para seu acervo.

Crie ofertas especiais para desocupar o estoque

Em momentos de baixa, atue de forma a contornar essa situação: é hora de se reinventar. Para melhorar as vendas, seja criativo e elabore estratégias promocionais, faça reajuste dos preços e sempre observe o comportamento dos clientes.

Inove, busque novas oportunidades. A depender de sua atividade, programe férias coletivas para seus colaboradores ou invista em treinamentos.

O importante é compreender o mercado e a cultura em que ele está imerso. E não se esqueça: sua abrangência e planejamento serão os principais responsáveis pelo melhor aproveitamento da sazonalidade.

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