Muitos líderes e gestores ainda não sabem bem o que é elisão fiscal. Trata-se de uma conduta tributária adotada pelas empresas que é composta por estratégias consideradas lícitas cujo objetivo é diminuir ou extinguir um encargo tributário antes que ele seja gerado. De modo geral, essa é uma prática bastante adotada para aumentar a eficiência dos custos de um negócio.
Para descobrir como isso funciona e de que maneira adotar na sua empresa, preparamos um conteúdo completo. Então, se você quer saber mais, é melhor ficar de olho. Aproveite a leitura!
O que é elisão fiscal e como ela funciona?
Você já viu que a elisão fiscal é uma prática lícita que pode ser usada de maneira estratégia para manter os custos tributários de uma empresa sob controle. Essa possibilidade é decorrente de dispositivos legais que possibilitam que alguns empreendimentos economizem na hora de pagar por seus impostos.
Em troca, eles devem realizar algumas iniciativas que proporcionem descontos, isenções ou compensações, por exemplo. Esses são os chamados benefícios fiscais, uma espécie de recompensa pela boa atuação ou colaboração de alguns negócios.
Qual é a diferença entre evasão e elisão fiscal?
É muito importante entender que a elisão fiscal se difere consideravelmente da evasão fiscal. Enquanto a primeira é um dispositivo legal, a segunda vai contra a lei — é o que popularmente se conhece por sonegação de impostos.
A evasão fiscal é baseada em declarações falsificadas, omissão de dados importantes e vários outros recursos ilícitos empregados para fazer com que uma empresa não cumpra com a carga tributária que lhe é devida. Isso é um crime previsto na Lei nº 8.137/90.
Quais são as vantagens da elisão fiscal?
Garantir uma elisão fiscal eficiente é uma questão de planejamento tributário. Quando você consegue organizar suas contas internamente e analisar qual é o melhor regime tributário conforme as atividades da empresa, pode evitar impostos desnecessários e, assim, otimizar os custos do negócio.
Isso contribui para a redução da carga tributária geral, fazendo sobrar mais recursos para serem reinvestidos no desenvolvimento da empresa ou mesmo distribuído aos sócios. Portanto, a elisão fiscal pode estar diretamente associada ao sucesso do empreendimento.
De forma resumida, é possível diminuir os custos com tributação de forma legal e estratégica e ainda por cima garantir que a sua empresa fique livre de sofrer eventuais multas ou penalizações por não cumprir a lei.
Como implementar a estratégia?
Implementar essa estratégia não é algo difícil, principalmente se você tiver o apoio de alguém que entende do assunto e que já tem experiência nesse tipo de prática. Para isso, será necessário:
- conhecer as modalidades, como elisão decorrente da lei ou das lacunas da lei;
- fazer um planejamento tributário acertado;
- treinar a equipe para reconhecer as oportunidades de elisão;
- pagar os impostos do negócio em dia;
- usar a tecnologia a seu favor.
A tecnologia pode ser usada de maneira estratégica a fim de otimizar a organização das contas e o pagamento de impostos. Você encontrará diversos recursos na internet, como um emissor de nota fiscal pago ou gratuito, sistemas de registro, organização e controle de informações, dispositivos de segurança e assim por diante.
Além disso, é fundamental contar com o apoio de uma equipe habituada a trabalhar com tecnologia. Isso agiliza as tarefas, diminui a incidência de erros e evita que a sua empresa deixe passar alguma obrigação importante.
E aí, gostou de saber mais sobre a elisão fiscal? Então, conte nos comentários o que a sua empresa faz para manter o pagamento de tributos eficiente!